Cursos Profissionais

Cursos de nível secundário  com dupla certificação, escolar e profissional, conferem equivalência ao 12.º ano  e qualificação profissional de nível IV, habilitando para o exercício de uma profissão em concreto.

A aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o tecido empresarial local.

O plano de estudos inclui três componentes de formação: a Sociocultural, com disciplinas comuns a todos os cursos, e Científica e a Técnica, com disciplinas específicas do próprio curso.

Além disso, todos os cursos incluem, obrigatoriamente, estágio numa empresa, e terminam com a apresentação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o/a aluno/a tem de demonstrar publicamente as competências e saberes que desenvolveu ao longo da formação.

No final do percurso, os/as alunos/as poderão ingressar num CET-Curso de Especialização Tecnológica ou, se se tiverem preparado paralelamente para a realização dos exames nacionais de acesso ao ensino superior, poderão prosseguir estudos a esse nível.

Deixe uma resposta